quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Primeiras Bikes

Suzuki Gsx-r 1300 Hayabusa
Hayabusa é um falcão de caça japonês e serviu de inspiração para a motocicleta superesportiva Suzuki GSX 1300R HAYABUSA. Tanto a moto quanto o falcão ultrapassam os 300 km/h.
Para o modelo 2010 os novos piscas são integrados na carenagem e ajudam na aerodinâmica, possui o Sistema SRAD, que é a refrigeração líquida, com SRAD, o que sugere um “turbo natural”, os escapamentos têm formato triangular, o freio dianteiro garante uma segurança e estabilidade e conta com duplo disco, flutuante, de 310mm, mordido por pinças de 4 pistões opostos.
O motor é 4 tempos, 4 cilindros em linha com 16 válvulas, refrigeração líquida DOHC, 1.340 cm3, com SRAD. O valor sugerido para venda é de R$ 61.200,00.

Honda CB 300
Ficha técnica Honda CB 300R:
 Motor:  DOHC, monocilíndrico, 4 tempos, 4 válvulas, arrefecido a ar
 Cilindrada: 291,6 centímetros cúbicos
 Potência máxima: 26,53 cv a 7.500 rpm
 Torque máximo: 2,81 kg.f.m a 6.000 rpm
 Diâmetro e curso: 79,0 x 59,5 mm
 Alimentação: Injeção eletrônica de combustível PGM-FI
 Ignição: Eletrônica
 Taxa de compressão:  9,0:1
 Partida: Elétrica
 Bateria:12 V - 6Ah
 Transmissão: 5 marchas com transmissão final por corrente
 Suspensão: Dianteira por garfo telescópico com 130 mm de curso.
 Traseira monoamortecida com 105 mm de curso.
 Freios: Disco simples de 276 mm de diâmetro com pinça de pistão duplo na dianteira.
 Tambor com 130 mm na traseira.
 Pneus: Dianteiro, 110/70 - 17M/C (54H);
 Traseiro, 140/70 - 17M/C (66H).
 Chassi: Berço semiduplo
 Dimensões: 2.085 (comprimento), 745 mm (largura), 1.040 mm (altura); 1.402 mm (entre-eixos); 781 mm (altura do assento) e 183 mm (altura mínima do solo)
 Tanque: 18 litros (3 l na reserva)
 Peso: 143 kg a seco
 Cores: Preta, vermelha, amarela metálica e prata metálica
 Preço: R$ 11.490,00
Características Honda CB 300R:
- Motor monocilíndrico de 300 cm3, com duplo comando de válvula no cabeçote e injeção eletrônica
- Torque passou de 2,48 mkgf para 2,81 mkgf a 6.000 rpm
- Potência subiu de 24 cv para 26,53 cv.
- Alimentação: Injeção eletrônica de combustível PGM-FI. Taxa de compressão: 9,0:1.
- Partida: Elétrica.
- Transmissão: 5 marchas com transmissão final por corrente.
Concorrentes da CB 300R no Brasil
Principais concorrentes da Honda CB 300R são: Yamaha Fazer 250 e Kasinski Comet 250

Susuki Gsx R 750
Mario Villaescusa/InfomotoO modelo tem as mesmas características da sua irmã mais velha, a GSX-R 1000, porém com um motor um pouco mais manso, com 150 cavalos. Traz ainda menor peso e a maneabilidade das motos de 600 cm³ de capacidade. Detalhe: a linha GSX-R acabou de completar 25 anos em produção. Mais bonita, a Srad 750, como é popularmente conhecida, tem preço sugerido de R$ 54.670 (R$ 6.500 mais barata que a GSX-R 1000).

Apesar da diferença na capacidade do motor e no preço, elas têm muito em comum, como o motor com a mesma arquitetura -- DOHC (duplo comando no cabeçote), quatro tempos, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, refrigeração líquida e injeção eletrônica --, além de medidas semelhantes de distância entre-eixos (1.415 mm), distância do solo (130 mm) e altura do assento (810 mm). As diferenças apresentadas pela GSX-750 ficam por conta do desenho das carenagens, conjunto óptico, escape mais curto e tanque com menor capacidade (16,5 litros). Mas é embaixo da carenagem que encontramos as respostas para afirmar que a Srad 750 é mais fácil de pilotar.

Única superesportiva do mercado nacional de 750 cm³ de capacidade cúbica, a moto consegue aliar a maneabilidade das supersport de 600 cm³ e o torque desde as baixas rotações das superbikes de 1000 cm³. O torque máximo é de 8,8 kgfm só a 11.200 rpm, porém a GSX-R 750 conta com a válvula SET (Suzuki Exhaust Tuning) que limita o fluxo de gases em baixas rotações e otimiza a curva de torque também em baixos regimes. Com isso não é preciso andar "esgoelando" o acelerador para acelerar a valer. Até mesmo quem quiser andar mais tranquilamente vai curtir essa superesportiva. Aliás, para quem está enferrujado a dica é ir na manha até se acostumar com a moto, acelerando e freando com cuidado.

Mas não se engane! Apesar da potência menor, esse propulsor de quatro cilindros em linha acelera para valer. E aí está um dos grandes prazeres de se pilotar uma moto desse segmento: basta girar o acelerador com vontade para ver os giros crescerem e a velocidade aumentar de forma alucinante. Por isso mesmo é preciso cuidado e preparo para pilotar uma máquina dessas.



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